Exposição Acervo Pessoal de Alfredo Mazzei

Exposição Alfredo Mazzei - imagem do fotográfo trabalhando sentado numa mesa, com uma parede com vários quadros a sua frente, ao centro o texto "Exposição Acervo Pessoal Alfreado Mazzei de 12/09/2022 a 07/10/2022 Biblioteca Central UFES - Vitória ES ao centro e abaixo imagens de quadros expostos
A Biblioteca Central da Ufes recebe 12/09/2022 a 07/10/2022a exposição Acervo Pessoal de Alfredo Mazzei, que apresenta a obra de Alfredo Mazzei, fotógrafo que teve importante atuação no ES, principalmente entre os anos 1930 e 1960. 
 
Serão expostas 42 fotos originais distribuídas em 21 molduras, além de objetos e máquinas que Alfredo Mazzei utilizava em seu estúdio e também na cobertura de eventos sociais e políticos.
 
A exposição é parte do projeto  que foi aprovado no edital 017/2020 da Secult-ES (Seleção de Projetos Culturais e Concessão de Prêmio para Inventário e Reprodução de Acervos no Espírito Santo.) , que é realizado com recursos do Funcultura-ES - Governo do estado do ES.
 
No dia 14/09, às 19h acontecerá no auditório da Biblioteca Central da Ufes, uma master class com o arquivista do projeto, Marcello Furtado. A master class é aberta a todas as pessoas interessadas em conhecer mais sobre o processo de inventário de acervos e de tratamentos arquivísticos. A entrada é franca e as inscrições serão feitas 15 minutos antes do início da master class, por ordem de chegada.
 
Maiores informações pelo telefone 27.99998 0859 ou pelo email ricalles [at] gmail.com
 
sobre o acervo inventariado
 
O acervo Pessoal de Alfredo Mazzei guarda importantes imagens da memória social do ES, e também da família do fotógrafo. Por anos ele foi mantido na residência do casal Carmélia e Ary (filha e genro de Alfredo Mazzei) aqui em Vitória, até que por intermédio de Teresinha Mazzei (filha do casal) e de Ricardo Sá(produtor cultural) o projeto de inventário foi inscrito e aprovado no Edital 017/2020 – Acervos para captação de recursos do Fundo Estadual de Cultura do Espírito Santo – FUNCULTURA.
 
Desde então, uma equipe de profissionais trabalhou na realização de um inventário de 403 fotografias em papel, 50 rolos negativos em plástico e 18 negativos em vidro , 18 rolos de filmes 16 mm e 29 documentos textuais em papel. O projeto englobou também a higienização e o acondicionamento de todo este material, de forma a garantir que ele não se deteriore com o tempo, como vinha acontecendo anteriormente. A conservação definitiva do acervo, porém, é parte de um processo que envolve novas e futuras ações.
 
Segundo Ricardo Sá, produtor do projeto: “Através deste trabalho, pretendemos chamar a atenção da sociedade para a importância da obra de Alfredo Mazzei e de tantos outros acervos particulares de fotógrafos que existem por aí, esquecidos, se perdendo...
 
Para a família, este projeto trouxe a tranquilidade de que a obra do patriarca esteja sendo cuidada e preservada, como é de seu merecimento. Segundo Teresinha Mazzei, neta do fotógrafo e principal responsável pela realização do projeto, “a obra de Alfredo Mazzei foi importante sob vários aspectos, tanto no registro da família, como também da vida social e política, sem falar das transformações urbanas de Vitória, que ele tão sabiamente soube registrar.”
Todo esse tratamento foi desenvolvido a partir das aplicações da Norma Brasileira de Descrição Arquivística, proposta pelo Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ, criado com a Lei Federal no 8.159 de 1991.
 
O resultado deste trabalho é a produção de um e-book, que servirá como fonte de pesquisa arquivística sobre o acervo inventariado. Através dele será possível acessar informações completas sobre cerca de 518 itens identificados durante o processo de construção do inventário.
 
Este ebook poderá ser acessado, a partir de 07 de outubro de 2022, no endereço virtual: http://www.arquivisticaufes.com.br/ (na aba publicações). Também poderá ser solicitado, a partir desta mesma data, através dos e-mails ricalles [at] gmail.com e Furtado.marcello [at] gmail.com
 
sobre o fotógrafo
 
Alfredo Mazzei foi um dos mais importantes fotógrafos atuantes no ES no século XX. Natural de Ubá (MG), chegou ao estado no início da década de 1930 e registrou durante quase 50 anos a vida familiar, social e política, a arquitetura e as paisagens.
 
Suas fotografias eram divulgadas nos maiores veículos do estado do ES e também em revistas nacionais, além de serem expostas em repartições públicas, ou em casas de família.
Tags: 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910