Biblioteca Central

Biblioteca Fernando de Castro Morais

Diretor da Biblioteca:

Sr. Fabio Massanti Medina

E-mail: direcao.biblioteca [at] ufes.br

Localização: Campus de Goiabeiras

Endereço: Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória - ES - CEP 29075-910

Fale conosco:

Telefones: +55 (27) 4009-2400 / 4009-7895 / 4009-2405 / 4009-2404

Horário de funcionamento durante o período letivo:

Segunda a sexta-feira, de 7h às 21h
Sábado, de 7h às 13h

Horário de funcionamento durante o recesso acadêmico:

Segunda a sexta-feira, de 7h às 19h

Horário Especial de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, de 7h às 13h

 

1 Estrutura 

A Biblioteca Central Fernando de Castro Moraes (BC) é um órgão suplementar vinculado diretamente à Reitoria, coordenando os procedimentos técnicos de todas as unidades do Sistema Integrado de Bibliotecas, da Universidade Federal do Espírito Santo (SIB-Ufes) necessários ao provimento das informações às atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração da Ufes, conforme disposto na Resolução nº 09/2002 do Conselho Universitário da instituição.

A Biblioteca Central congrega as seguintes seções e setores:

1.1 Seção de Assistência ao Usuário (SAU)

1.1.1 Setor de Referência

1.1.2 Setor de Coleções Especiais, Repositórios Digitais e Periódicos (Treinamento de usuários)

1.1.3 Setor de Circulação, Portaria e Recepção

1.2 Seção de Formação e Tratamento de Acervo (SFTA)

 

2 Descrição do espaço físico

A BC, localizada no campus de Goiabeiras, compõe-se, em sua estrutura física, de dois prédios:

  • - O edifício-sede – em três andares, ocupando uma área de aproximadamente 5.000m2; e

  • - O Anexo (edificação vizinha), cujo andar superior, com 1.000m2, integra-se à Biblioteca através de uma rampa.

As entradas do prédio são acessíveis a cadeirantes. Ao primeiro e ao segundo andar, o acesso é feito por meio de escadas (quatro lances). Para usuários com necessidades especiais de locomoção, o acesso aos andares superiores é realizado exclusivamente por meio do elevador.

O Quadro 1 apresenta os ambientes disponíveis aos usuários. Tais ambientes são variados, de acordo com a necessidade de cada usuário, para que a comunidade acadêmica possa alcançar suas necessidades de forma satisfatória e plena.

Tipo

Quantidade

Sala para estudo individual

120

Sala para estudo em grupo

16

Mesas de estudo 168

Plataforma de estudo

14

Número total de assentos

781

Bebedouro

03

Sanitários

06

Sanitários (com acessibilidade)

06

Quadro 1 - Ambientes utilizados pelos usuário da Biblioteca Central da Ufes - Em atualização.

 

3 Recursos de Tecnologia da Informação (TI)

As tecnologias da informação e comunicação impulsionaram o SIB-Ufes a adotar como ferramenta o Software Pergamum, o qual possibilita a automação e o gerenciamento de suas atividades. Dentre estas destacam-se a consulta remota ao catálogo, a renovação, a reserva dos itens emprestados, bem como a administração pelo usuário de sua conta (data de devolução, controle de débitos, controle de reservas, histórico, afastamentos). A partir do catálogo, os usuários podem efetuar críticas, sugestões e indicação de novas aquisições. A fim de intensificar o acesso a fontes de informação disponíveis na Web, o SIB-Ufes assinou o metabuscador Ebsco Discovery Service (EDS), que consiste em um mecanismo de referências e dados disponíveis em acesso aberto, assim também os existentes em bases de dados assinadas pelo SIB-Ufes e no Portal de Periódicos da Capes.

Com o advento de novos formatos de material didático-científico, a Ufes, visando a adequar-se às novas exigências do universo acadêmico e possibilitar acesso remoto à sua comunidade, aderiu, no ano de 2011, à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) – iniciativa da Rede Nacional de Pesquisas. Tal rede possibilita acesso remoto a todos os recursos do Portal de Periódicos da Capes. Além de potencializar o uso da ferramenta, proporciona ao usuário estudante acesso a mais de 38.000 títulos de periódicos científicos, vinculados às mais destacadas bases de dados nacionais e estrangeiras. Já a configuração de proxy possibilita o acesso aos demais recursos eletrônicos comprados com verba da universidade, a saber:
 

  • - E-books das editoras: Cambridge, Wiley, IEEE, Elsevier, Zahar e Senac SP - totalizando aproximadamente 1.500 títulos nacionais e estrangeiros;

  • - Bases de dados de periódicos eletrônicos: Academic Search Ultimate e Revista dos Tribunais On-line;

  • - Bases de dados de normas técnicas brasileiras e internacionais por meio da Empresa Target Gedweb;

  • - Base biblioteca digital multimídia E-volution, da editora Elsevier.

No âmbito dos suportes de informação eletrônica disponíveis aos usuários, destaca-se a disponibilização dos trabalhos acadêmicos oriundos dos programas de pós-graduação da Ufes, bem como, a produção intelectual da Instituição em seu Repositório Institucional (RiUfes).

 

4 Recursos Humanos

4.1 Política de Contratação

A política de contratação realizada pela Ufes se dá por meio de concurso público para provimento de cargos e vagas de técnico-administrativo em educação. A contratação para as vagas cujos cargos foram extintos (recepcionistas e serviços gerais) é realizada por meio de terceirização pela Instituição. Soma-se a esse quadro de pessoal o apoio de bolsistas (estudantes da Universidade).

    Quadro 2 – Cargo e área de atuação dos funcionários da BC

    Cargo Quantidade

    Bibliotecário/Documentalista

    25

    Secretária executiva

    01

    Assistente em administração

    13

    Auxiliar administrativo

    06

    Técnico audiovisual

    01

    Técnico de tecnologia da informação

    01

    Recepcionista

    02

    Contínuo

    01

    Bolsistas/Estagiários

    00

     

       

      5 Serviços

      A Biblioteca Central desempenha suas atividades contínuas, em regime de turnos, das 07 horas às 21 horas, sem interrupção de atendimento. Dada a consciência de importância deste setor, a equipe se reveza para oferecer aos sábados, por 6 horas, atendimento ao público. Essa rotina permite ao público utilizar os serviços deste setor no momento que lhe for possível e conveniente, o que outorga eficiência e qualidade ao seu atendimento.

      Verifica-se que os usuários, além de utilizar a BC para empréstimo de material bibliográfico e/ou devolução, usam-na para estudos, pesquisas e palestras, bem como espaço cultural.

       

      6 Política de Desenvolvimento das Coleções

      A política de Desenvolvimento de Coleções estabelece os critérios para o crescimento qualitativo de seu acervo:

      • - A Administração Central desta Universidade destina recursos com base nas solicitações do SIB-Ufes para atendimento às necessidades dos cursos de graduação e pós-graduação;

      • - Os Departamentos Acadêmicos designam um docente representante. Tal professor tem a atribuição de coletar as sugestões de obras com seus pares e estudantes vinculados ao Departamento e inseri-las no módulo de aquisição do sistema Pergamum;

      • - Por meio de uma análise e estudo em conjunto, a SEAVIN, o NDE e o SIB, elaboram um plano de aquisição para os cursos, com base a atualizar os Planos Pedagógicos dos Cursos, fornecendo bibliografias básicas e bibliografias complementares;

      • - A Política prevê ainda, a acesso à conteúdos digitais presentes nas plataformas de acesso a base de dados de periódicos, normas técnicas e livros digitais, por meio de assinaturas ou licenças permanentes que estejam em adequação aos projetos curriculares dos cursos.

       

       

       

      Informação atualizada em: 09/09//2019.

        Acesso à informação
        Transparência Pública

        © 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
        Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910