Repositório Institucional (RiUfes)

O Repositório Institucional é um serviço que visa a capturar, armazenar, organizar, preservar e disseminar a produção intelectual desta Instituição por meio do acesso livre. Serão disponibilizados artigos, capítulos de livros, livros, apresentações em eventos, dissertações e teses produzidos por nossos pesquisadores e discentes.

Os trabalhos já publicados são armazenados no Repositório quando veiculados em revistas de acesso livre ou quando possuírem licença do autor e do editor.

Os Repositórios contribuem para o aumento da visibilidade da instituição e para a preservação da sua memória intelectual.

Para esclarecimentos quanto à obtenção e preenchimento de formulário de material em formato digital, entrar em contato com a Biblioteca Central, Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação, ou  por meio dos endereços eletrônicos: repositorioinstitucionalufes [at] gmail.com / riufes [at] ufes.br, ou nos telefones 4009-2401/4009-2355.

Conheçam o nosso repositório acessando a página: http://repositorio.ufes.br/
 
 
 
Histórico
 

Com certeza, você já utilizou o serviço que será abordado neste texto.  Quem já não acessou um artigo, uma dissertação ou um capítulo de um livro gratuitamente?

Em maio de 2010, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio da Biblioteca Central, participou do edital de chamada FINEP/PCAL/XBDB n.º 003/2009 para implantação do repositório institucional.  O interesse em participar do edital foi com o objetivo de explorar e utilizar uma ferramenta capaz de capturar, armazenar, organizar, preservar e disseminar a produção intelectual da instituição. 

O repositório institucional adota o conceito de movimento de acesso livre, que teve início com um grupo de pesquisadores da área da Física, na década de 90, nos Estados Unidos. Hoje possui vários adeptos, como editoras de grande relevância nas mais diversas áreas de conhecimento.  O que isso significa?  Tanto para a comunidade universitária como para a sociedade em geral, representa a possibilidade de acesso livre a publicações (artigos, capítulos de livros e livros) antes acessadas com restrições, apenas com  assinatura ou por compra.  Para futura disponibilização desses materiais no repositório, há duas alternativas: publicações que já possuem licença do autor e da editora (revista), como  aquelas que utilizam a Licença Creative Commons, e publicações que exigem um contato da instituição/pesquisador com as editoras para obter licença para a inclusão no sistema.  Em alguns casos, a editora já disponibiliza, automaticamente, materiais para o depósito nos repositórios, após um determinado período de circulação.

A UFES foi contemplada pelo edital em outubro de 2010. Em novembro, houve um treinamento para três funcionários da instituição (Morgana Carneiro de Andrade, bibliotecária e coordenadora do projeto; Patrícia Pacheco de Barros, bibliotecária e responsável técnica pela implementação do repositório; e Hilio Holz, diretor técnico do Núcleo de Processamento de Dados e responsável pelo suporte tecnológico).

Em cumprimento ao edital, foi necessário instalar e povoar (inserir conteúdo) o repositório até o dia 30 de março de 2011.  Para agilizar o processo, visto que se tratava de período de férias, utilizou-se uma lista de professores contemplados com bolsa de produtividade científica do CNPQ.  A opção por essa listagem foi devido à facilidade em obter um número representativo de produção científica que pudesse ser inserida no repositório.  Foram utilizados apenas os trabalhos disponíveis na Scielo com a licença Creative Commons.

Atendida às exigências do edital, o repositório da UFES encontra-se disponível para consulta em todo o mundo, fazendo parte das 39 instituições nacionais do projeto do IBICT de implantação de repositórios institucionais no Brasil, e dos 1.569 repositórios disponíveis no mundo.

Porém, a continuidade desse projeto depende da união de esforços de toda a comunidade acadêmica. Esse serviço possibilita inúmeras vantagens para os pesquisadores e para a Universidade.  Pode-se citar, como exemplo, o aumento da visibilidade da instituição e dos seus pesquisadores, além da otimização da gestão da produção científica, da reunião e da preservação, em um único local na Web, de todo o material produzido na UFES e por seus integrantes.

Serão programadas reuniões e disponibilizados meios para que as pessoas tenham acesso às informações sobre a administração dos repositórios, direitos autorais, conteúdo e submissão de trabalhos (que poderá ser realizada pelos interessados ou pelo pessoal da Biblioteca).  Nesses encontros, também podem ser feitas sugestões e considerações sobre o repositório institucional.

A seguir, alguns links sobre o assunto:

http://repositorio.ufes.br
http://roar.eprints.org/
http://www.opendoar.org/
http://www.creativecommons.org.br/videos/Get-Creative-nova-versao.swf

 

 

Informação atualizada em: 26/11/2015.

 

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910