PDCIAV

Programa de Desenvolvimento de Competências Informacionais em Ambiente Virtual  (PDCIAV)

1 O que é?

O Programa de Desenvolvimento de Competências Informacionais em Ambiente Virtual para usuários do Sistema Integrado de Bibliotecas (PDCIAV), consiste na capacitação da utilização dos recursos de informação disponíveis em rede. Essas instruções são ministradas nas seguintes etapas: a) Uso do catálogo do SIB/Ufes (para calouros); b) Fontes de informação on-line; c) Portal de Periódicos Capes, e d) Gerenciador bibliográfico EndNote Web.

2 Qual é o objetivo?

Capacitar a comunidade universitária (estudantes, pesquisadores, professores, técnico-administrativos), com a finalidade de desenvolver suas habilidades de pesquisa, no que tange à apropriação das estratégias de busca dos recursos e informação disponíveis, por meio de encontros frequentes.

3 No que consistem os treinamentos?

a) Uso do catálogo do SIB/Ufes (para calouros):

Demonstra os recuros de pesquisa e demais ferramentas do Pergamum (software que gerencia o acervo e os serviços do SIB/Ufes).

Duração: 60 minutos.

b) Fontes de informação on-line:

Explica o vocabulário utilizado nas bases de dados (os conceitos mais recorrentes), estabelecendo a diferença entre as linguagens natural e controlada. Apresenta os passos da pesquisa. Mostra a variação de conteúdo acessível na sbases de dados, bem como demonstra suas estratégias de busca.

Duração: 120 minutos.

c) Portal de Periódicos Capes:

Evidencia as fontes de informação disponíveis no Portal, a partir da demonstração da recuperação da informação por meio dos seguintes recursos: busca por assunto, busca por periódico, busca por livro e busca por base de dados.

Duração: 120 minutos.

d) Gerenciador bibliográfico EndNote Web:

Permite ao participante compreender a importância de organizar as referências utilizadas ao longo de sua formação e como recurso final, fazer uso da funcionalidade de normalização de referências a partir das normas disponíveis na versão.

Duração: 120 minutos.

e) Indicadores de Impacto Científico:
 
Apresenta o conceito de índices de citação e sua importância para a elaboração dos indicadores de qualidade, como o Fator de Impacto e Índice H. Demonstra a forma de obtenção de tais indicadores e sua aplicação para avaliação da produção científica.
 
A oficina é destinada exclusivamente a docentes, técnico-administrativos e estudantes de pós-graduação.
 
Duração: 120 minutos

4 Como participar?

Os interessados devem observar as datas das oficinas disponíveis no item Agenda de Oficinas. Após escolher uma data, preencher o Formulário de Inscrições de acordo com o curso desejado. Não esqueça de verificar o horário de início das oficinas.

As inscrições são aceitas até 48 horas antes da realização da oficina. Uma vez inscrito, o usuário receberá e-mail de confirmação com informações sobre o local de realização do evento.

Esclarecemos que o PDCIAV não emite certificado reconhecendo a participação nas oficinas ofertas.

 

Mais informações:

Biblioteca Central

Bibliotecários: Ana Maria de Mattos Mariani e/ou Claudio França

Telefone: (27) 4009-2406

E-mail: periodicosbcufes [at] gmail.com

Biblioteca Setorial de Ciências da Saúde

Bibliotecário: Francisco Coelho 

Telefone: (27) 3335-7212

 

 

 

Informação atualizada em: 11/12/2015.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910