Exposição: Andora 10 anos

A Biblioteca Central da Ufes recebe a Exposição: Cia de Dança Andora - 10 anos, no período de 14 de setembro a 24 de outubro de 2018. A mostra está instalada no hall de entrada do andar térreo, e pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h e aos sábados de 7h às 13h.

Neste ano de 2018 a Cia Andora UFES completa 10 anos de muitas danças, cores e vivências coletivas. Uma história construída por muitas e muitos e que ao longo dos anos vem se fortalecendo no conhecimento da Cultura Popular Brasileira e na valorização das manifestações culturais populares das diversas comunidades e regiões do Espirito Santo e do Brasil.

A exposição que narra essa história e que traz um pouco dessa trajetória do grupo ao longo desses anos é composta de fotografias, figurinos, alegorias, lembranças de festivais e vídeos das várias experiências do grupo.

São muitos os lugares onde o Andora já passou e deixou um pouco da Cultura Popular Brasileira em forma de dança e que também recebeu um tanto de experiências desses lugares.

A exposição tem organização de Juliana Lima, Lorraine Ferreira, Mariana Cruz e Rebeca Ribeiro, em apoio do Centro de Educação Física e Desporto (CEFD) e da Universidade Federal do Espírito (UFES).

 

CIA DE DANÇA ANDORA

A Cia de Dança Andora – UFES faz parte de um projeto de extensão da Universidade Federal do Espírito Santo com coordenação do Professor Doutor Antônio Morais, onde é trabalhado três pilares: ensino, pesquisa e extensão. O projeto acontece no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) e é aberto para estudantes da universidade e comunidade.

O Grupo tem como objetivo a formação de professores para atuação direta no ensino da Cultura Popular em escolas e comunidades do estado do Espírito Santo. Nesse sentido, as vivências que acontecem no grupo é um exemplo do método de formação adotado pelo projeto, promovendo a pesquisa nas comunidades, nas festas populares e apresentações culturais; analisando e refletindo sobre essas informações, produzindo material didático e sistematizando as danças para apresentá-las em eventos.

Toda a produção é registrada, armazenada e colocada à disposição do público, com objetivo de preservação, resgate e divulgação do patrimônio imaterial destas manifestações.

Andora, assumiu o papel de expandir o conhecimento acerca da Cultura Popular Brasileira para além das fronteiras da Universidade, dentre os quais destacamos a participação no IX Congresso Brasileiro de Folclore, em Vitória, em 2009. Seis participações no Festival de Folclore de Olímpia (SP), entre os anos de 2010 à 2016. Nos anos de 2012 e 2014 representou o Brasil no Festival Internacional de Folclore de Almeirim, em Portugal e apresentamos, em abril de 2012, na Universidade de Strasbourg, França. Honrou a bandeira do Espírito Santo representando o estado no XI Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo no Rio Grande do Sul (2012), no II Festival Internacional de Folclore do Ceará (2013) e em 2014 fez apresentações em Manaus (AM).

Em 2015 participou de dois Festivais no México: XIV Festival Internacional del Folclor en San Pedro Atocpan e 20° Festival Zacatecas del Folclor Internacional. Em janeiro de 2017 representou o Brasil no X Festival Internacional de Cultura y Danza que foi realizado na cidade de Calera de Tango, no Chile. E no mesmo ano em agosto participou de dois Festivais Internacionais na Itália nas cidades de Roccalumera e Caltavuturo.

Desta forma, o Grupo Andora vem ao longo dos anos, formando profissionais apaixonados pela dança e pela Cultura Popular, além de divulgar e fortalecer as manifestações culturais populares das diversas comunidades e regiões do Espírito Santo e do Brasil.

Tags: 
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910